Resenha – Cobra Spell – “666”
Por: Guilherme Formaggio (Colaborado do Barulho Infernal Brazil)
Taboão da Serra - SP
28/07/2024
A nova sensação do hard n' heavy europeu finalmente chegou em terras tupiniquins fazendo um grande barulho e arrastando multidões de fãs para os shows em quase todo o território brasileiro em sua turnê latino-americana, trazidas pela parceria entre a Som do Darma e a Caveira Velha Produções, passando por cidades como a capital Brasília, Goiânia, Cuiabá, São Paulo, Curitiba, Santos, Sorocaba, Bauru e finalmente terminando em Araraquara no festival Araraquara Rock 2024. As Cobras também visitaram nesta turnê países como Paraguai, Argentina, Bolívia, Colômbia e México.
A banda de origem holandesa, é formada sob a liderança da grandiosa guitarrista holandesa, Sonia Anubis, ao qual já foi integrante do “Crypta “e do “Burning Witches”, a bela e talentosa vocalista espanhola, Kristina (Kris) Vega, ao qual também faz parte do “Projeto SerapiS” e do “Born in Exile”, ao qual também é coach de técnicas de metal vocal na Metal Academy School of Music, a maravilhosa baterista espanhola Hale Naphtha, que também trabalhou com a banda “Tales of the Arken” no EP “Nautilus” (2021) e é vocalista em sua banda, a “Serching Out Solutions”, a grandiosa baixista também venezuelana Roxana (Roxy) Herrera , e a graciosa guitarrista brasileira Noelle dos Anjos que também é vocalista em sua banda, a “Nungara”.
Com influências do heavy metal e do hard rock clássico dos anos 80, a Cobra Spell foi fundada em 2019, em Tilburg na Holanda, passou por diversas mudanças durante a pandemia até chegar na formação atual. Os EPs "Love Venom" e "Anthems of the Night" foram lançados entre os anos de 2020 e 2022 contendo quatro faixas cada, com os vocais de seu antigo vocalista, Alex Panza, ao qual saiu da banda no mesmo ano do último EP. São elas as faixa:
"Love Venom" (2020)
1- Come on Tonight
2- Poison Bite
3- Love Venom
4- Shake Me
"Anthems of the Night" (2022)
1- Addicted to the Night
2- The Midnight Hour
3- Steal My Heart Away
4- Accelerate
Mesmo com as reformulações de uma banda que era formada por integrantes mistos entre homens e mulheres, e que passou a ser uma banda formada somente por mulheres, a sonoridade e a originalidade se mantiveram em sua essência. Os shows aqui na américa latina eram muito esperados pela legião de fãs no qual a banda vem ganhando desde o lançamento do álbum "666" em novembro de 2023, trazidos aqui para o Brasil pela Napalm Records sob o selo da Valhall Music.
A turnê aqui no Brasil veio com shows explosivos e animados cheios de energia, que encantaram o público com a presença de palco e o carisma das integrantes que são muito gentis, atenciosas e carinhosas com os fãs e com o público no geral, sem nenhum tipo de estrelismo. Para aqueles que foram aos shows, tiveram a grande surpresa de ouvir ao vivo três das músicas dos EPs "Love Venom" e "Anthems of the Night" ao qual estavam no setlist, executadas de forma impecáveis com o belo vocal de Kristina Vega, 'Poison Bite', 'Accelerate' e 'Adiccted to the Night'.
A faixa de abertura homônima do disco, '666', é uma introdução instrumental sintetizada ao qual transporta o ouvinte para a década de 80, possui uma atmosfera futurista com uma estética que lembra muito bem as trilhas sonoras de filmes daquela década como a do 'Vangelis' no filme 'Blade Runner: o Caçador de Androides'.
'S.E.X.' faixa ao qual foi o primeiro single que ganhou um clipe após a reformulação da banda em 2022, possui uma intro explosiva ao qual explora os agudos de Kristina Vega, mostrando que a nova vocalista possuí uma potência vocal incrível, não devendo nada ao vocalista anterior. Destaque também para a bateria bem marcada da nova baterista, Hale Naphtah, ao qual possui um ritmo contagiante. Os trabalhos com sintetizadores e os solos guitarras de Sonia Anubis e Noelle dos Anjos dão um charme a parte. É uma música eletrizante com uma letra que faz alusões a fantasias e conotações sexuais e sensações, com inspiração clara em bandas oitentistas como o W.A.S.P e o Kiss.
'Satan is a Woman', possui um ritmo mais Hard Rock com destaques para o groove do baixo de Roxy Herrera. Com uma temática "satânica" a música brinca com as nuances do bom hard rock dos anos oitenta, lembrando um pouco o Kiss.
'Hotline 666' a faixa é apenas um interlúdio a ao qual apresenta a próxima música. Nela podemos ouvir um homem e mulheres conversando por telefone. A faixa possui arranjos de sintetizadores e um ar de filmes de ficção científica da década de 80.
'Bad Girl Crew' é uma das canções hard rock do disco que possui um groove bastante gostoso de ouvir vindo do baixo de Roxy Herrera e um ritmo contagiante das guitarras.
Ela puxa o gancho da conversa do interlúdio, pois relata os hábitos pecaminosos de uma das amigas da mulher que está ao telefone na faixa anterior.
'The Devil Inside Me' é aquela faixa que poderia ser fácilmelmente a música de abertura do disco! No caso dos shows, ela foi a faixa de abertura! (risos) Ela foi a segunda música a ganhar um video clipe, aqui temos uma bela faixa de Heavy Metal com excelentes solos de guitarra e um trabalho impecável dos sintetizadores e da bateria da Hale Naphtha, além
claro do belo vocal de Kris Vega, que juntamente com as meninas no back vocal formam um belo power core no refrão. Ela é daquelas músicas que agitam a galera pra cantar, é quase um power metal! Também é a minha música favorita do disco! (risos)
'Fly Away' é a baladinha do disco, música mais lenta e cadenciada da banda, possui uma bela letra que lembra bem as músicas do Whitesnake. E uma deliciosa viagem para o passado!
'Love = Love' é outra daquelas músicas que também bebe da mesma fonte que o Whitesnake. Possui um belo arranjo de sintetizadores e um belo acompanhamento de bateria, além de um belo e inusitado solo de saxofone. Música mágica que te transporta facilmente para os anos 80.
'Love Crime', aqui temos uma música com ritmos bastante inspirados no Kiss, banda favorita de Sonia Anubis. o trabalho das guitarras aqui é impressionante durante os solos, fazendo com que ambas quase respondem em dueto, combinados com os belos vocais de Kris Vega e uma bateria bem demarcada.
'Warrior From Hell', bem aqui chegamos na terceira música que ganhou um vídeo clipe, é uma música bem cadenciada, pesada e quente como o próprio inferno! (risos) Possui riffs duros de guitarra e uma bateria estrondosa como os tambores que anunciam a chegada do implacável guerreiro do inferno vindo do Armageddon!
'You're a Cheater' outra canção hard rock ao qual bebe muito da fonte de bandas com o Kiss e o Ratt. Nela, Kris Vega, fala sobre sentimentos e tração, enquanto Sonia apresenta belos solos de guitarra.
'High on Love' a última faixa do disco apresenta uma música rápida com riffs e solos bem construídos. uma música poderosa e cativante do começo ao fim. Ela encerra o disco de forma maestral com chave de ouro, fazendo jus à proposta da banda de resgatar o hard n' heavy dos anos 80.
Consideirações Finais:
Se você é amante de bandas de hard rock e heavy metal dos anos 80, principalmente dos clássicos do Whitesnake, Kiss, W.A.S.P, Ratt, etc... Este é um disco mais que obrigatório a se ter em sua coleção...Disco nota 10/10 que resgata o melhor do hard n' heavy dos anos 80. Ele está disponível em todos as plataformas de mídia digital como Spotify, Deezer, YouTube e Amazon Music. As mídias físicas nacionais podem ser encontradas e adquiridas em forma de CD com estojo de acrílico na Galeria do Rock em SP na loja London Calling ou pelo próprio site da Valhall Music. Também possui versão limitada em Vinil que pode ser importado através do site da Imusic.
Cobra Spell - "666"
Data de Lançamento: 29 de Novembro de 2023
Selos: Napalm Records e Valhall Music
Duração: 49min aprox.
Faixas:
1 - 666
2 - S.E.X
3 - Hotline 666
4 - Bad Girl Crew
5 - The Devil Inside Me
6 - Fly Away
7 - Love = Love
8 - Love Crime
9 - Warrior From Hell
10 - You're a Cheater
11- High on Love
Membros:
Sonia Anubis - Guitarras (Solos)/ Sintetizadores/ Back Vocal/ Lider
Kristina (Kris) Vega - Vocal
Roxana (Roxy) Herrera - Baixo
Hale Naphtha - Bateria/ Back Vocal
Noelle dos Anjos - Guitarra (Base)/ Back Vocal
Ex - Membros:
Alex Panza - Vocal (2019 - 2022)
Angelina Vehera - Baixo (2016 - 2018)
Mike Verholf - Bateria (2019 - 2020)
Léonard Cakolli - Bateria (2020 - 2022)
Sebastian Silva - Guitarra (2019 -2021)
Esmée Van Sindren - Guitarra (2021 - 2022)
Pineapple Jess - Bateria (2022 - 2023)
Fontes:
https://revistafreak.com/resenha-666-cobra-spell-2023/
https://www.spirit-of-metal.com/en/band/Cobra_Spell
Links:
https://www.cobraspell.com/
https://napalmrecordsamerica.com/catalogsearch/result/?q=Cobra+Spell+
https://www.londoncalling.com.br/produtocompracd.asp?Produto=nacl14273
https://www.valhallmusic.com.br/produtos/cobra-spell-666-em-breve/
https://imusic.br.com/music/0810135714082/cobra-spell-2023-666-lp
Comentários
Postar um comentário